Beldroega Conheça Essa Fantástica Planta e Seus Benefícios
Beldroega
Nome científico: Portulaca oleracea, também conhecido como beldroega comum, baldroega, onze-horas, faz parte de uma daquelas plantas infestantes que a maioria das pessoas ignora chamando até de “mato”, não vendo por isso qualquer tipo de utilidade, é um arbusto de folhas suculentas e flores coloridas da família Portulacaceae. Na Índia é silvestre, e consumida há milhares de anos. É cultivada no Oriente Médio e em parte da França. Foi popular na Inglaterra na época de Elisabeth I.
As beldroegas crescem praticamente em qualquer lugar,em condições de sol ou sombra,crescendo e desenvolvendo-se practicamente em qualquer tipo de solo (seja ele mau, bom, pedregoso, arenoso, argiloso, enfim….).
As beldroegas são uma infestante muito comum na cultura do milho, mas aparecem muito frequentemente em muitas outras culturas, sendo possível encontrá-la até na calçada, beldroegas são um exemplo de uma planta medicinal extraordinária. Para consumir a beldroega no dia a dia, a sugestão é apostar no preparo de chás. Basta fazer uma infusão com as plantas e prontinho! Além disso, a beldroega pode ser usada em sucos, vitaminas, sopas, saladas, risotos, omeletes e massas para dar mais sabor e acrescentar em termos nutricionais
Beldroegas utilizadas para fins medicinais
As beldroegas são uma rica fonte de ómega-3 e tem sido usadas no tratamento de problemas cardiovasculares e pode também atuar na manutenção do equilíbrio do colesterol total, são ricas em vitaminas A, B e C e sais minerais e possuem também propriedades diuréticas, purificantes, analgésicas, anti-glicémicas e anti-hemorrágicas.
Nas “mesinhas populares” a beldroega é usada para minimizar casos de vómitos, diarreia e combate às hemorróidas.
As folhas frescas da beldroega são também usadas para aliviar as picadas de insetos mas também podem ser usadas contra a acne uma vez que esta planta possui a sua ação anti-inflamatória e purificante da pele. beldroega tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, sendo muito indicada para amenizar dores e até tratar picadas de inseto - neste caso, costuma-se preparar um cataplasma com a planta para tratar a ferida.
Siga nosso blog Inscreva-se no nosso canal
Assista o vídeo e Aprenda de forma natural a fortalecer os pulmões
Comentários
Postar um comentário