Essa Árvores tem Pertinho de Você, conheça os benefícios e compartilhe com os amigos
Chapéu-de-sol: características
O chapéu-de-sol (Terminalia catappa) é uma planta que nasce nas ruas e calçadas de todas as cidades do Brasil. Também chamado de castanheira-da-praia, amendoeira-da-praia e sete copas, é uma árvore muito grande, que pode atingir até 20 metros de altura. Ela tem folhas coriáceas muito grandes que, quando envelhecem, vão ficando amarelas e vermelhas, e caem.
Ela produz uma grande quantidade de frutos, muito consumidos principalmente por morcegos. As pessoas normalmente não gostam dessa árvore porque ela atrai morcegos.
O interior desse fruto, que é cheio de fibras, parecido com o coco, tem uma amêndoa que é comestível.
Benefícios das folhas do chapéu-de-sol
As folhas do chapéu-de-sol têm uma moderada atividade antimicrobiana, e consegue combater vários tipos de bactérias e fungos. O chá dessas folhas pode ser utilizado em casos de infecções e ataques fúngicos (como frieiras e micoses).
Ação antimalárica
O suco das folhas frescas do chapéu-de-sol e o chá (que, nesse caso, pode ser das folhas secas) combatem o parasita da malária, uma doença que ocorre em países tropicais, principalmente em regiões remotas e com menos acesso a serviços de saúde.
A artemísia também é um grande combatente da malária.
Proteção do fígado e dos rins
Nos exames que foram feitos com cobaias, o fígado desses animais foi atacado com vários tipos de agentes químicos que causam cirrose, hepatite e degeneração do fígado (como o parecetamol e outros medicamentos alopáticos que podem atacar o fígado, causando lesões).
Nos testes, o extrato das folhas do chapéu-de-sol teve a capacidade de proteger o fígado e evitar que ele se lesionasse, e pode ser utilizado por pessoas que sofrem de algum problema do fígado por conta de algum medicamento, exposição a algum produto químico ou mesmo por conta de bactérias e vírus.
Uma ação muito parecida foi encontrada nos rins. Pessoas que precisam tomar algum medicamento, fazem algum tipo de tratamento ou são expostas a algo que ataca os rins podem utilizar essa planta.
O chá, o extrato alcoólico (tintura) e o suco dessas folhas são excelentes como protetores desses órgãos.
Ação antioxidante
As folhas do chapéu-de-sol têm uma excelente capacidade antioxidante, evitando a degeneração do material genético, o envelhecimento das células e outros problemas decorrentes da oxidação.
Quando uma pessoa envelhece, a pele fica mais flácida, os ossos ficam com menos cálcio, as dores aumentam e ela tem uma fragilidade motora maior – tudo em decorrência dos radicais livres presentes no organismo.
O chapéu-de-sol tem uma excelente atividade de combater os radicais livres, ou seja, é uma planta que tem uma propriedade antienvelhecimento e também contra o surgimento de câncer, pois a oxidação das células causa mutação do material genético, o que pode levar ao desenvolvimento do câncer.
Nos Estados Unidos, existe um produto cosmético (para passar na pele) contra o envelhecimento feito com o extrato das folhas do chapéu-de-sol.
Analisou-se que a planta evita os danos oxidativos, reduz a flacidez da pele, aumenta a produção de colágeno e até ajuda a regenerar danos que a pele sofreu. Existem outros artigos que falam sobre as capacidades cosméticas e antienvelhecimento do extrato das folhas do chapéu-de-sol.
Para quem está procurando uma terapia para combater o envelhecimento e melhorar a qualidade da pele, recomenda-se um conjunto de plantas como o jambu, a melissa, o poejo e o chapéu-de-sol.
Ação anti-inflamatória e analgésica
As folhas do chapéu-de-sol têm uma forte ação anti-inflamatória, que foi testada várias vezes, conseguindo conter os efeitos das inflamações e regredir elas.
Elas têm uma ação analgésica, reduzindo a sensação de dor e aumentando a tolerância do sistema nervoso à dor, mas somente para dores leves (como dores de cabeça, contusões, cólicas e dores musculares).
Nesses casos, é possível tomar o chá das folhas do chapéu-de-sol, que não é tóxico, respeitando a medida de uma colher de folhas picadas para cada xícara de água e tomando duas ou três vezes ao dia. Todas as plantas em excesso podem fazer mal em algum momento.
Ação antitumoral
O chapéu-de-sol demonstrou uma atividade tumoral muito significativa, evitando que os tumores aumentem de tamanho e, em alguns casos, até promovendo a redução do peso desses tumores.
A metástase é o processo em que as células cancerígenas se desprendem do câncer e, através da corrente sanguínea, migram de um lugar para outro e começam a produzir um novo tumor. Por exemplo, a pessoa tinha um câncer no esôfago e, por conta da metástase, passa a ter câncer no pulmão, no baço e no intestino.
Essa planta tem uma ação antimetástase, evitando o trânsito das células cancerígenas e a sua proliferação em outras áreas do corpo.
Proteção das células sanguíneas
Quem tem anemia falciforme, por exemplo, tem uma deformação das células sanguíneas – ao invés de terem o padrão normal, que é o de uma “bolachinha”, elas têm um formato mais afilado, impedindo várias ações como o transporte de oxigênio pela corrente sanguínea.
O uso do extrato dessa planta vem sido estudado para combater ou tratar a anemia falciforme. Ainda não existem pesquisas conclusivas sobre isso, mas já se sabe que ela tem uma ação de proteger a parede das células sanguíneas.
Benefícios dos frutos do chapéu-de-sol
Os frutos do chapéu-de-sol, quando maduros, ficam amarelos ou vermelhos. Eles têm uma polpa extremamente fibrosa, de sabor não muito agradável. Por conta de suas qualidades nutricionais, eles vêm sido estudados como ração animal.
Ação antidiabética
A parte fibrosa dos frutos tem uma capacidade antidiabética, reduzindo as taxas de açúcar e controlando a glicemia. Pessoas que têm hiperglicemia, diabetes ou pré-diabetes podem tomar o chá ou o suco feito com a polpa dos frutos do chapéu-de-sol.
Estímulo e regeneração do pâncreas
A polpa do fruto tem uma capacidade de estimular o funcionamento do pâncreas. Em pessoas que não são insulinodependentes, mas têm o pâncreas com um mal funcionamento, ela vai estimular a produção de insulina. Além disso, em pessoas que tiveram lesões no pâncreas por conta de medicamentos ou de câncer no pâncreas, ela favorece a regeneração do pâncreas.
Benefícios das amêndoas do chapéu-de-sol
Quando o fruto do chapéu-de-sol está velho, já caiu da árvore e já secou, porém ainda não germinaram, é possível abri-lo com a ajuda de uma faca e retirar a semente no seu interior, que parece uma amêndoa e tem um sabor agradável.
Essa semente serve como complemento nutricional, pois é rica em proteínas e aminoácidos essenciais. A análise química que foi feita demonstrou que as sementes tinham aproximadamente 30% de proteínas e um alto percentual de aminoácidos essenciais. Aminoácidos são substâncias que, dentro do organismo, produzem outras substâncias, como proteínas.
Ação afrodisíaca
Em estudos experimentais, as sementes demonstraram uma atividade afrodisíaca para os homens, não aumentando o desejo ou a frequência sexual, mas sim a latência ejaculatória – ou seja, o tempo que demorava para chegar à ejaculação. Essas amêndoas podem ser um excelente medicamento para homens que sofrem de ejaculação precoce.conheca também um poderoso chá para tratar e fortalecer os pulmões, pessoal se inscreve no canal deixa seu comentário
Comentários
Postar um comentário